Primeiros passos em Java

ae pessoal depois de muito tempo afastado do meu blog por motivos pessoais eu estou voltando a escrever no blog, já que estamos entrando em um novo ano, feliz 2011 a todos e que o nossos anos sejam melhor para todos.
dexando isso para lá, vamos falar do que interessa e hoje estou começando um novo tópico e esse topico falara sobre aplicativos em Java.
eu estou utilizando a plataforma de desenvolvimento do eclipse, para quem não sabe o eclipse é uma IDE de programação gratis que pode ser encontrada nesse link: http://eclipse.c3sl.ufpr.br/e4/sdk/drops/R-4.0-201007271520/eclipse-SDK-4.0-win32.zip
vamos direto ao que interessa que seria o codigo em Java para o já conhecido Hello World:


public class primeira
{
           public static void main(String[] args)
          {
                    System.out.println("Hello World!!!");
          }
}
 
Agora vamos explicar cada uma das linhas e o que ela está fazendo em nosso Hello World.
 
linha 1: public class primeira  ===>  nessa linha estamos declarando a classe chamada primeira, essa classe tem que ser o mesmo do nome do arquivo.
 
linha 3: public static void main(String[] args)  ===>  nessa linha estamos mostrando que está classe é a classe principal do nosso programa, nem toda classe tem essa linha, mas todo programa tem que ter essa linha, senão o Java não sabe por onde começar a execução.
 
linha 5: System.out.println("Hello World!!!");  ===> essa é a linha principal do nosso programa é ela que imprimi na tela a mensagem Hello World!!!, não podemos nos esquecer que o Java é case sensitive, então o que está em letra maiúscula deve estar em letra maiúscula, senão ocorrera erros.


por agora é só pessoal, mas em breve estarei colocando mais coisas.

Comentários

Postagens mais visitadas